Acessibilidade em Espaços Culturais + Turismo + Vertente Lúdica + Inclusão !
A plataforma e-Museum é um produto único para espaços culturais, que permite aliar a vertente de acessibilidade, promoção e divulgação turística, vertente lúdica e inclusiva. Todos os conteúdos em 5 idiomas, com audiodescrição,  para diversas plataformas.

Acessibilidades para Visitantes
Através dos conteúdos disponibilizados localmente os seus visitantes (nacionais ou estrangeiros) poderão fácilmente consultar informações relativas a obras em exposição, visita orientada, informações institucionais, produtos na loja do espaço, sugestões de visita na região envolvente, e testar os seus conhecimentos através do Jogo lúdico !

Gestão Autónoma de Conteúdos
A gestão de todos os conteúdos é feita autónomamente pelos espaços pela aplicação e-Museum Producer, permitindo de forma simples atualizar e gerir a informação em 5 idiomas, com tradução e criação de percursos locais sugeridos aos visitantes.

e-Museum IN (INclusiva / INvisuais)
Aplicação móvel destinada a invisuais, que permite o acesso a todos os conteúdos disponibilizados através de dispositivos móveis Android, sob a forma de audiodescrição em 5 idiomas ( Português, Inglês, Espanhol, Francês e Alemão).

Back
Next
Visite-nos no Facebook
Visite-nos no Youtube

e-Museum Plataforma Mobile 2013-2018
Resposta a dúvidas frequentes
Os visitantes nos espaços têm de efetuar uma ligação à Internet para descarregar as aplicações ou conteúdos?
Não. As aplicações e conteúdos são descarregados nos espaços através de uma rede local sem necessitar de ligação à Internet tanto nos espaços, bem como nos dispositivos dos visitantes. O processo de descarga de aplicações e conteúdos pode ser feito manualmente ou através de códigos QR / sensores NFC para dispositivos compatíveis. Após a descarga o visitante pode deslocar-se livremente pelo espaço sem necessitar de qualquer tipo de ligação à internet. Esta funcionalidade permite aos visitantes estrangeiros poderem utilizar a aplicação sem ter quaisquer custos de ligação à internet elevados, pois iriam ter de efetuar uma ligação de dados em sistema de roaming.
Como visitante, posso descarregar as aplicações nas lojas online da Google / Apple?
Não. As aplicações e conteúdos apenas podem ser descarregados nos espaços museológicos e culturais; este fator "obriga-o" a visitar fisícamente os espaços, pois um dos objetivos principais da plataforma é facilitar a aquisição de informação, através do contacto directo com obras, peças e artefatos físicos, que não podem ser transpostos para a realidade dos livros, sitíos web e aplicações multimédia, por mais interativos que sejam.
Tenho um Tablet Android. Posso utilizar a e-Museum Mobile Guide ?
Sim. A e-Museum Mobile Guide (Guia móvel) e e-Museum IN (Inclusiva/Invisuais) funcionam em Smatphones e Tablets com sistema operativo Android 3.0 ou superior. As funcionalidades de audiodescrição por síntese de voz e localização por GPS dependem das características do seu dispositivo.
Tenho um dispositivo IOS (Iphone,Ipad,Ipod). Posso aceder à e-Museum Mobile Guide ?
Não. A e-Museum Mobile Guide e e-Museum IN são aplicações específicas para dispositivos Android; contudo pode descarregar a Guia em formato PDF ou videoguia para o seu dispositivo IOS. O processo de descarga pode ser feito manualmente ou através de um leitor de códigos QR que deverá possuir no seu dispositivo IOS.
O acesso às aplicações e conteúdos nos Espaços é gratuita ou paga?
Depende do critério utilizado no espaço que disponibiliza a e-Museum. Poderá utilizar gratuitamente as aplicações ou conteúdos descarregando para o seu dispositivo, ou alugar o serviço com equipamento (smartphones / tablets) disponibilizado nos espaços à semelhança do que acontece com audioguias.
Os espaços têm de obrigatóriamente disponibilizar os conteúdos em 5 idiomas?
Não. A e-Museum Producer ( Produtor e Gestor de Conteúdos) permite personalizar e definir quais os idiomas que o espaço pretende disponibilizar, bem como os conteúdos: Se o espaço pretender não disponibilizar informações de artigos da Loja do espaço ou por exemplo não pretender disponibilizar informações institucionais pode desativar estas opções. Cada espaço tem a autonomia de definir a informação que disponibiliza aos seus visitantes.
Sempre que visitar um novo espaço que disponibilize a e-Museum terei de instalar novamente as aplicações móveis?
Não. Se porventura visitar 2 espaços que disponibilizem a e-Museum apenas no primeiro terá de efetuar a instalação; no segundo espaço bastará na entrada ou recepção do espaço ligar a e-Museum Mobile Guide e esta atualizará de forma automática os conteúdos.
A e-Museum está direcionada apenas para utilização em Museus?
Não. A Plataforma e-Museum pode ser instalada em espaços culturais cobertos (Museus, Monumentos, Centros Interpretativos, Galerias de Arte, Postos Municipais de Turismo), ou em espaços culturais abertos ( Ruínas, Centros Arqueológicos, outros), pois os conteúdos podem ser utilizados em qualquer espaço sem necessitar de uma ligação à internet no dispositivo do visitante!
A e-Museum Producer está também disponível em 5 idiomas?
Não. A aplicação que gera/serve os conteúdos apenas está de momento disponível em Português.