Acessibilidade em Espaços Culturais + Turismo + Vertente Lúdica + Inclusão !
A plataforma e-Museum é um produto único para espaços culturais, que permite aliar a vertente de acessibilidade, promoção e divulgação turística, vertente lúdica e inclusiva. Todos os conteúdos em 5 idiomas, com audiodescrição,  para diversas plataformas.

Acessibilidades para Visitantes
Através dos conteúdos disponibilizados localmente os seus visitantes (nacionais ou estrangeiros) poderão fácilmente consultar informações relativas a obras em exposição, visita orientada, informações institucionais, produtos na loja do espaço, sugestões de visita na região envolvente, e testar os seus conhecimentos através do Jogo lúdico !

Gestão Autónoma de Conteúdos
A gestão de todos os conteúdos é feita autónomamente pelos espaços pela aplicação e-Museum Producer, permitindo de forma simples atualizar e gerir a informação em 5 idiomas, com tradução e criação de percursos locais sugeridos aos visitantes.

e-Museum IN (INclusiva / INvisuais)
Aplicação móvel destinada a invisuais, que permite o acesso a todos os conteúdos disponibilizados através de dispositivos móveis Android, sob a forma de audiodescrição em 5 idiomas ( Português, Inglês, Espanhol, Francês e Alemão).

Back
Next
Visite-nos no Facebook
Visite-nos no Youtube

e-Museum Plataforma Mobile 2013-2018
Plataforma e-Museum
A Plataforma e-Museum nasce de um projeto académico, desenvolvido durante a licenciatura em Comunicação e Design Multimédia em 2013, na Escola Superior de Educação-ESEC, em Coimbra.
Para o desenvolvimento deste Projeto, foi efetuado um estudo junto dos profissionais da área da museologia, tendo sido inquiridas 22 entidades acerca das funcionalidades que na sua opinião seriam interessantes disponibilizar aos visitantes nos seus Espaços.

A plataforma na sua versão 1.5 integra uma Aplicação de Gestão/ Servidor de Conteúdos ( E-Museum Producer) e aplicações móveis para utilização em Smartphones e Tablets Android ( E-Museum Mobile Assistant Guide e e-Museum IN - versão inclusiva para invisuais).
A plataforma permite agora abranger não só utilizadores de Sistemas Operativos Móveis Android, mas passa também a permitir o acesso aos conteúdos em 5 idiomas a utilizadores de outros sistemas ( IOS- Ipad, Iphone e Ipod, Windows Mobile, Blackberry,etc) através do acesso a documentos portáveis independentes de uma plataforma específica: Guia em PDF e Videoguia. O foco da plataforma passa a ser o conteúdo e não o sistema Operacional ou dispositivo.

Esta plataforma visa dar resposta em primeiro lugar a um problema existente em qualquer espaço museológico e cultural: a impossibilidade de ter expostas no espaço físico destes locais, informações que possam contextualizar as obras e coleções em exposição.
Na maioria dos casos, é apresentada apenas junto às obras, o título e datação, em um ou dois idiomas (português e inglês), o que se torna manifestamente escasso para os visitantes (nacionais ou estrangeiros), que pretendam ter acesso a mais informações sobre as obras. Cada obra/coleção exposta conta uma "história", que na maioria dos casos fica por ser "narrada" a quem acede a estes espaços culturais: quem a utilizou, como foi encontrada, a contextualização histórica, social e cultural, entre muitos outros fatores relevantes para uma compreensão na sua globalidade.

A plataforma tem como intuito "dar a liberdade" a cada visitante (nacional ou estrangeiro), caso este a pretenda, de poder utilizar um dispositivo autónomo para acesso a esta informação. Criaram-se funcionalidades para o acesso a esta informação de forma imediata, ou seja, as aplicações móveis permitem "pesquisar e aceder" a esta informação rapidamente: manualmente inserindo uma referência, por comando de voz, por tecnologia de proximidade com um sensor junto à obra, ou por acesso a Códigos QR, através da utilização de um dispositivo com câmara fotográfica (smartphones ou tablets).

A esta funcionalidade que permite a contextualização dos artefactos e coleções expostas  (acessibilidade à informação), aliou-se a vertente da promoção turística: o visitante do espaço poder aceder a sugestões de visita na área envolvente do espaço museológico/cultural. Pensando no visitante nacional, mas sobretudo no estrangeiro, todos os conteúdos são disponibilizados em 5 idiomas com narração áudio.

Posteriormente, implementaram-se formas de o visitante poder testar os seus conhecimentos, adquiridos através da visita, e da consulta de informação no guia móvel: o jogo interativo pedagógico, que permite ao visitante "aprender" jogando, funcionalidade bastante atrativa para os públicos mais jovens, mas não só !

Por último, e prevendo a visita aos espaços culturais por públicos com necessidades especiais (invisuais) foi desenvolvida uma aplicação específica para sistemas Android, que permite a estes visitantes acederem a todos os conteúdos disponibilizados aos restantes visitantes, incluindo até a possibilidade de poderem testar os seus conhecimentos jogando o jogo interativo; esta aplicação foi denominada e-Museum IN ( INvisuais / INclusiva).

e-Museum Producer
Guia móvel
versão inclusiva
Guia em PDF
Videoguia